Histórico

 

Existia no passado, atrás da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, um campinho de futebol onde a rapaziada do bairro e vizinhança praticavam o seu esporte favorito. Neste espaço, ponto de encontro e único local de lazer do bairro, nasceu a ideia embrionária de se formar o “Time do Rosário”.

Oficialmente o Esporte Clube Rosário foi fundado em 13 de agosto de 1957 por um grupo de rapazes do bairro, do qual participavam:  Newton José Gonçalves, Aristides Umbelino da Silva, os irmãos José Ibrahim de Oliveira e Geraldo A. Ibrahim de Oliveira, Antônio Pedro Pereira Filho, Mário Raimundo Fortes Monteiro, Vicente Vieira, entre outros.

Sua primeira Diretoria foi formada entre eles e era constituída por: Presidente- Newton José Gonçalves, Vice-Presidente- Geraldo A. Ibrahim de Oliveira, Tesoureiro- José Ibrahim de Oliveira e Diretor Técnico- Aristides Umbelino da Silva.

Em sua primeira exibição o Clube enfrentou o Independente Futebol Clube, tendo marcado o primeiro gol do clube o atleta Newton José Gonçalves (Juca), inaugurando assim a trajetória de um dos mais queridos e tradicionais Clubes da cidade.

Desde sua fundação o espirito de luta, garra, determinação e principalmente vontade de vencer têm sido as marcas do Clube, sempre enfrentando adversidades, incompreensões, falta de apoio e principalmente dificuldades financeiras, lutando em defesa das cores vermelho e branco do Esporte Clube Rosário.

A consolidação do Esporte Clube Rosário ao longo dos anos, como Clube de futebol, teve o trabalho, dedicação e participação de muitos abnegados Presidentes, Diretores, simpatizantes e apaixonados torcedores que tudo fizeram pelo seu crescimento, participando ativamente da vida do Clube.

Sua primeira grande conquista esportiva oficial aconteceu em 1962, quando a equipe da 2º divisão/ aspirantes, conseguiu o Título de Campeão da categoria, com grande mérito. A esta vitória muitas outras se conseguiriam consolidando o nome do Clube no esporte ouro-pretano e também no âmbito regional.

No período compreendido entre os anos de 1975 e 1980, o clube viveu dias sóbrios em sua história. Acéfalo e abandonado por sua Diretoria da época, o Clube praticamente deixou de existir esportiva e administrativamente.

Em 1981, um grupo de torcedores, simpatizantes e antigos Diretores reuniram-se e reorganizaram o Clube. O presidente desta nova fase foi o Sr. Argemiro José Aleixo, que conseguiu colocar o nome do Clube novamente me evidência.

Ampliando sua trajetória vitoriosa, o Esporte Clube Rosário sagrou-se Campeão da 1ª Divisão de Ouro Preto em 1982, com uma equipe formada em sua maioria por alunos da Escola de Minas. Este título máximo do esporte ouro-pretano, conquistado de forma brilhante, foi o primeiro de muitos que se seguiram. Esta vitória nos gramados ouro-pretanos proporcionou aos desportistas da cidade e aos fanáticos e fieis torcedores do Clube do bairro Rosário uma festa que entrou para história da cidade como uma das maiores celebrações esportivas que já ocorreram, sendo também o ponto inicial da criação do Bloco Vermelho i branco.

Ainda em 1982, o Clube foi premiado com valiosa conquista patrimonial, quando o Prefeito Dr. Alberto Caram, atendendo a reinvindicações de diversos esportistas da cidade ligados ao clube, fez a doação de um terreno situado no bairro Água Limpa, para futura construção da sede própria.

O prosseguimento das conquistas do Clube continuou em 1991, com seu segundo título da 1ª Divisão do futebol ouro-pretano, contando com uma equipe coesa e lutadora, formada em sua maioria por atletas ouro-pretanos. A equipe Campeã, de forma inédita, desfilou pelas ruas da cidade em carro de Corpo de Bombeiros, exibindo orgulhosamente seu troféu conquistado, e foi seguido por indeterminável carreata até a sede provisória do clube, onde a conquista foi comemorada com muita festa.

Neste mesmo ano, coroando a grande fase da equipe, o Clube conquistou também seu maior Titulo Regional, a 11ª Taça Januário Carneiro.

Aproveitando sua estrutura esportiva do ano anterior, em 1992 foi a vez da conquista da Copa Tiradentes, competição grandiosa promovida pela Prefeitura da cidade, que contou com a participação de todos os Clubes da cidade e distritos.

O Clube desde sua fundação teve o auxílio de muitos nomes que com grande desprendimento esportivo, e de forma voluntariosa, contribuiu para seu engrandecimento através de ações nos poderes públicos municipais e estadual, sendo desta forma concedido os títulos de Utilidade Pública Municipal em 1987, por indicação do Vereador João Marciano Fortes, e Utilidade Pública Estadual em 1994, por indicação do Deputado Estadual José Leandro Filho.

Através do compositor Vicente Gomes, morador do bairro Rosário, o clube foi premiado com o seu hino, composto com muito carinho e enaltecendo as cores do Clube.

Percorrendo sua trajetória, em 1993 o Clube sofreu uma grande reestruturação administrativa, e, através de seu Conselho Deliberativo, reformou e registrou seus estatutos oficialmente.

Outro acontecimento histórico ocorreu em 1998, quando a diretoria do clube recebeu proposta de venda de seu terreno da Água Limpa, onde deveria construir sua sede própria. Após ampla consulta ao Conselho Deliberativo, Ex Presidentes e também pessoas expressivas da comunidade do bairro, decidiu-se pela venda e simultaneamente a aquisição de um casarão no centro do bairro Rosário, berço do nascimento do Clube. Esta transação imobiliária proporcionou uma grande transformação em sua vida social e esportiva, consolidando ainda mais o tradicional Clube.

É necessário relatar também a grande reforma da Sede Social ocorrida em 2008, reforma esta que contou com a colaboração e contribuição de inúmeros e dedicados apoiadores, além de modernizar e otimizar o espaço da sede, o que contribuiu para dar uma nova vida social aos frequentadores e associados do clube.

Durante sua caminhada esportiva e social, o Esporte Clube Rosário, através de suas diversas categorias esportivas, conquistou um expressivo número de Troféus, Taças e Títulos, que vieram ajudar a escrever sua história. Todos, sem distinção, do menor e mais singelo ao maior e mais valioso, têm inestimável valor para a grande torcida vermelho e branco do Esporte Clube Rosário, pois cada um tem uma história que sempre será lembrada.

Finalmente, ao longo de sua história, o Clube teve muitos nomes que lutaram e trabalharam a seu favor (Diretores, Atletas, Associados, Colaboradores, Patrocinadores e Torcedores), todos sofreram com as derrotas, incompreensões, intolerâncias, falta de apoio e recursos. Nomear, um ou outro nome, pode proporcionar o esquecimento e sugerir omissões, fugindo do objetivo do presente relato.

 



Esporte Clube Rosário

Rua Bernardo Guimarães, 54 | Rosário
CEP: 35400-000 | Ouro Preto/MG